Central Commitee

Selma Moura is currently developing her PhD in Applied Linguistics at the Institute for the Study of Languages at Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), and holds a M.A. in Education from the Universidade de São Paulo. She has been working in bilingual schools as a teacher, pedagogical coordinator and consultant. Visit her blog at www.educacaobilingue.com and her academic resumé (Lattes) at: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4763917A6

Marcello Marcelino possui graduação em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Lingüística pela Unicamp. Atualmente é professor no curso de Letras na Universidade Católica de São Paulo atuando no departamento de lingüística. Atuou por 10 anos como professor convidado no curso de pós em Língua inglesa da Universidade Sao Judas Tadeu. Como consultor acadêmico em desenvolvimento de professores atua e atuou em várias instituições como: Inglês Vera Cruz, CEVEC Vera Cruz, colégio Bialik, colégio Albert Sabin, Escola israelita Beit Yaacov, colégio bilíngüe Red Brick, colégio bilíngüe Be.Living, Maple Bear, Porto Seguro e outros. Coordena o curso de bilinguismo na PUC-COGEAE e é membro ativo do comitê central do Braz Tezol Pronunciation SIG. Tem vasta experiência em treinamento e desenvolvimento de professores em institutos de idiomas e colégios bilíngües; na área de Lingüística, atua principalmente em aquisição de linguagem, bilinguismo, aquisição de sintaxe de L2 e ensino de fonética e fonologia.

Fernanda Liberali possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Atualmente é assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Formação crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de coordenadores e de professores, argumentação, leitura nas diferentes áreas do saber, educação bilíngüe, reflexão crítica e teoria da atividade sócio-histórico-cultural. Professora Pesquisadora. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0046483605366023

Ana Cláudia Peters Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professora adjunto da Faculdade de Letras Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: sociolinguística, contatos linguísticos, bilinguismo, língua inglesa, formação de professor, pesquisa qualitativa, etnografia. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2857953911935227

Elizabete Flory é psicólogia, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP, estudando influências do Bilingüismo sobre o Desenvolvimento Infantil. É mestre em Psicologia Social e graduada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP. Fez parte de sua graduação na Universidade de Freiburg e tem Aperfeiçoamento em Psicomotricidade pelo AKP, ambos na Alemanha. Tem experiência como psicóloga escolar em currículos bilíngües português-alemão em São Paulo. Ministra palestras e cursos de formação de professores na área de educação bilíngüe e desenvolvimento infantil desde 2004. É professora convidada do curso de Extensão “Bilingüismo: revisão de teorias e análise de dados” no COGEAE (PUC-SP) desde 2008. Atualmente leciona no curso de especialização em Psicopedagogia na Faculdade Mario Schenberg, atua como psicóloga clínica e é colaboradora em uma escola bilíngüe em São Paulo. Conheça sua produção acadêmica (artigos, apresentações em congressos, etc) em seu Curriculum Lattes – http://lattes.cnpq.br/9238952388201316

Norma Wolffowitz-Sanchez possui graduação em Letras – Tradutor e Intérprete de Inglês pela Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas (1982); Licenciatura pela Universidade Mackenzie (1997) e Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atua como Tradutora Pública e Intérprete Comercial (Inglês/Português) do Estado de São Paulo e Professora em cursos de extensão na COGEAE (Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão). É professora de língua inglesa no Ensino Infantil, Fundamental I e Médio na Escola Brasileira Israelita Chaim N Bialik e no Colégio Hebraico Brasileiro Renascença. Atua como consultora acadêmica com ênfase em formação de professores de línguas e educação bilíngue. Desenvolve um projeto voluntário de formação de professores para a educação infantil bilíngue junto ao Grupo de Pesquisa LACE (PUC-SP). É uma das fundadoras da BILTT- Bilingual Think Tank e da BRIDGE Inglês Personalizado. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5849445094623647

Helena Wolffowitz Miascovsky é Mestre em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Bacharel em Letras: Tradutor-Intérprete pela Faculdade Ibero-Americana de São Paulo e Licenciada pela Universidade Mackenzie. É Tradutora Pública e Intérprete Comercial (Inglês/Português) do Estado de São Paulo e Pesquisadora-formadora do Projeto Aprender Brincando: Equipe Gestora junto ao Grupo de Pesquisa LACE (PUC-SP). Atualmente é Professora em cursos de extensão na COGEAE (Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC-SP) e Coordenadora Pedagógica Geral de Inglês no Ensino Fundamental da escola bilingue Stance Dual School. Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/4520917761296313

Antonieta Heyden Megale é formada em Comunicação Social e Pedagogia, com especialização em Língua Inglesa e Ensino e aprendizagem de língua inglesa para crianças e adolescentes. Possui os certificados CPE, MICHIGAN e ICELT. Atualmente é mestranda em Línguistica Aplicada na PUC-SP, onde desenvolve uma pesquisa sobre identidade de indivíduos bilíngues. Trabalha como professora de inglês e professora em escolas bilíngues há doze anos. No momento, é coordenadora pedagógica na área de colégios e capacitadora de professores da escola de idiomas Seven. Escreveu diversos artigos sobre bilinguismo e educação bilíngue, entre eles: “Bilingüismo e educação bilíngüe – discutindo conceitos” e “Duas línguas, duas culturas? A construção da identidade cultural de indivíduos bilíngues”. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5892998623083426

Marcelo Rangel

Mariana Fernandes é mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Paraná e sua pesquisa propõe o estudo sobre a formação de professores em Escolas Bilíngues. Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, atua no segmento bilíngue há 11 anos, como professora e coordenadora pedagógica. Atualmente é diretora pedagógica em uma escola bilíngue em Joinville, SC. É responsável pelo blog www.educadorbilingue.wordpress.com

Viviane Klen Alves has an undergraduate course on Languages at PUC-SP (Catholic University of São Paulo). Besides being a leader in her community she is an active member of the Citizenship Action Program (PAC). Her research has been supported by CAPES (2006-2007) and CNPq Brazil (2008-2009; 2009-2010) and concentrates on bilingual education. Her final course project analyzed the act of planning in a bilingual education context (2009). Supervised by Dr. Fernanda Liberali she has been a researcher since 2006. Currently she works as a Teacher Assistant at Oak Tree International School. Conheça seu blog e seu currículo Lattes.

Janira Trinidad é aluna de mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL PUC-SP). Desenvolve a pesquisa intitulada "Rádio e vídeo como instrumentos de performance na atividade de ensino-aprendizagem na educação bilíngüe” (título provisório) sob orientação da Profa. Dra. Fernanda Liberali. Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e graduação em Rádio e Televisão pela Fundação Armando Álvares Penteado (2002). Faz parte do Projeto Educação Multicultural: Oficinas Temáticas do grupo de pesquisa Linguagem em Atividades do Contexto Escolar (LACE) e do Programa de Extensão Universitária Ação Cidadã (PAC III) atuando principalmente nos seguintes temas: brincar, agir cidadão, educação bilíngüe, rádio, performance. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7111844368565788

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s